Almada é uma das cidades mais importantes do país, não só pela sua localização geográfica mas também pelo seu património e actividades.Actualmente Almada tem em curso vários projectos de grande envergadura tal como o Metro Sul do Tejo e o projecto Almada Nascente.
Mas para que Almada possa usufruir de todo o seu potencial há algo de que necessita, toda uma gama de acessibilidades que possam ser usadas por toda a população.
Em Almada, mais concretamente em Cacilhas podemos encontrar o terminal Fluvial de Cacilhas e Barcos da Transtejo que permitem fazer a travessia do rio Tejo entre a Margem sul e Lisboa. A travessia pode também ser feita através da Ponte 25 de Abril, cuja extremidade sul se encontra na freguesia do Pragal. É assim possível compreender a relação que existe entre Almada e Lisboa, não só pela sua proximidade geográfica mas também pela ligação que surgiu dada a necessidade da população de viajar entre as duas cidades.Mas dentro da própria cidade de Almada podemos deslocar-nos para onde quisermos uma vez que a cidade é servida pela rede de transportes públicos TST e mais recentemente pelos comboios do Metro Sul do Tejo, operacionais apenas numa parte da cidade actualmente.
É também possível viajar na rede Fertagus, nos autocarros que circulam pela cidade mas também no comboio que percorre o trajecto desde Fogueteiro até Entre Campos, fazendo também a travessia do rio Tejo através da Ponte 25 de Abril.Almada é também servida por uma vasta rede de estradas o que permite a qualquer cidadão ou visitante percorrer a cidade assim como diversos destinos como a Costa de Caparica ou o concelho de Seixal por exemplo. Temos o IC20 que liga Almada/Costa da Caparica, a A2, que tem início no extremo sul da Ponte 25 de Abril e faz a ligação até ao Algarve.
Podemos assim aferir que Almada é uma cidade servida de excelentes acessibilidades a todos os níveis dado que possível circular de várias formas e por vários trajectos pela cidade assim como as suas áreas circundantes.
Reflexão feita por: Sara Reis