Hoje vamos reflectir um pouco sobre a cultura da nossa cidade. Almada não tem uma cultura cultivada desde antigamente, por isso não possui raízes culturais muito profundas. No entanto, é bastante visível que Almada é uma cidade interessada na aprendizagem e muito aberta à novas ideias. Almada é, portanto, uma cidade de grande criatividade. Com alguns museus e muita história para contar a cidade oferece um leque variado de opções a nível cultural.
Começando pelo Museu da Cidade, que nos guia através das diversas etapas da história de Almada, nos mostra, através de uma planta em três dimensões, as fases de expansão da cidade e nos mostra como se deu a integração entre a cidade de Almada e Lisboa, capital do país.
Passando pela Casa da Cerca que é um importante centro de exposições de arte contemporânea e possui um belíssimo jardim botânico. E englobando também o Fórum Romeu Correia que possui uma biblioteca, muito utilizada pelos estudantes de Almada como local de estudo e pesquisa, bem como um espaço para exposições de grande relevo, como foi o caso da exposição Almada Nascente – Cidade da Água.
Sem esquecer o Teatro municipal de Almada que tem em cartaz peças muito conhecidas e bastante interessantes. O grupo de teatro de Almada é muito conhecido em todo o país e desenvolve peças de grande visibilidade na actualidade, atraindo muitas pessoas ao teatro, casa da cultura.
É de ressaltar que a cultura de uma cidade passa também pelo seu património cultural edificado, como é o caso do Cristo-Rei, muito visitado em Almada, do Castelo de Almada, da região de Olho-de-boi, e assim por diante. A mudança e o desenvolvimento, no entanto, muitas vezes deixaram para trás lugares característicos da nossa cidade. Além de tudo isso, em Almada acontecem sempre comemorações e festividades que fazem parte de uma identidade cultural dos seus cidadãos.
Nem tudo em Almada está bem ao nível cultural. Existem algumas deficiências no que toca bibliotecas, centros informáticos e de novas tecnologias. Há que saber apostar, portanto, em centros de novas tecnologias, onde todos possam ter acesso fácil aos computadores e à Internet para que todos os cidadãos tenham a oportunidade de estar inseridos no universo tecnológico que hoje existe.
Reflexão feita por: Ana Alexandra Silva