Sábado, 1 de Dezembro de 2007

Potencial Tecnológico

Almada possui um bom potencial económico. Para conclusão do nosso diagnóstico decidimos abordar um tema importante para a dinamização de qualquer cidade: o potencial económico.

Está situado em Almada o Madan Parque, que arrenda espaços para incubação de empresas, dando apoio nas fases de arranque e crescimento. O Madan Parque de Ciência procura favorecer a inovação nos negócios pelo cruzamento entre de áreas de actividade e entre domínios científicos. A proximidade de centros de investigação fortes nas áreas da Informática, Química, Materiais, Biotecnologia, Física, Ambiente e outras, inspira a maioria das iniciativas de criação de empresas.

É de grande importância a existência de uma entidade como o Madan Parque para que se possibilite a estruturação de novas empresas e projectos líderes. Poucos têm conhecimento que o projecto Almada Cidade Digital teve grande apoio do Madan Parque, tendo a ideia sido amadurecida, desenvolvida e concretizada com parceria com a Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

O ECOPADEV outro programa de grande importância a nível europeu teve como parceiro o Madan Parque, dentre outras instituições europeias. O ECOPADEV teve como objectivo o desenvolvimento de ferramentas de apoio à decisão para a promoção de políticas de desenvolvimento sustentável nas cidades europeias. O enfoque das actividades do projecto reside nas estratégias de desenvolvimento económico, tendo por base os Parques Industriais e Tecnológicos e a implementação das directivas comunitárias em termos de utilização do terreno, tratamento de resíduos e efluentes, eficiência energética, entre outros.

Percebemos assim a relevância de um parque tecnológico desta dimensão no Concelho de Almada: pode ser um forte dinamizador económico e traz maior visibilidade nacional e internacional à Almada.

Outro aspecto do potencial tecnológico é o grau de acesso à novas tecnologias como é o caso da Internet. Em Almada esses centros são comuns e bastante acessíveis a qualquer cidadão.

Almada é, portanto, uma cidade em crescimento e tem grandes condições de desenvolver-se de forma sustentável. É preciso, no entanto, saber dinamizar os recursos já existentes e transformar as deficiências para que se tornem vantagens para a população.

Organização do Trabalho:
Publicado por almadaumavisaoparaofuturo às 12:19
Link do post | Adicionar aos favoritos
De Carmo Manique a 2 de Dezembro de 2007 às 10:58
Reforço o meu apreço pelo empenho revelados na organização, conteúdos e frequência de actualização. Deixo aqui algumas sugestões para melhorar: acrescentar reflexões críticas, pessoais, de cada elemento do grupo sobre os temas que analisa, assinando-as, e alegrar um pouco mais a apresentação estética.
Parabéns e continuação de Bom Trabalho!
Carmo Manique
Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 


.O nosso grupo

.Junho 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
.Google Pages

Visitem!!!

.Entre em contacto

Mail do Grupo: arxrs12c@gmail.com

.Dossiêr: Cidades do Futuro

Madrid

Amesterdão

Masdar City

Estocolmo

Hamburgo

Londres

Bratislava

Los Angeles

.Cartaz Cultural

Cartaz Cultural - Mês de Maio

.Organização do Trabalho

. apresentação(3)

. áreas de intervenção(5)

. avaliações(3)

. blog(9)

. cartaz cultural(11)

. ccc(5)

. cidades do futuro(8)

. colóquio(2)

. costa da caparica(15)

. cristo-rei(7)

. diagnósticos da cidade(15)

. entrevistas(12)

. estratégias(4)

. festas na cidade(3)

. ginjal(5)

. morro de cacilhas(9)

. notícias(24)

. planificações(8)

. powerpoints(3)

. propostas(9)

. reflexões(16)

. resultados da poll(6)

. resultados dos inquéritos(2)

. video-propostas(4)

. vídeos(7)

. visitas de estudo(16)

. todas as tags

.Links

.Arquivos

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007