Dando continuidade à realização do diagnóstico da cidade de Almada, hoje colocaremos aqui a lista do potencial da dimensão material e imaterial de urbanidade da cidade. A lista está disponível no link abaixo:
Após reunirmos todos os dados percebemos que Almada é uma cidade com boas estruturas com relação aos transportes colectivos o que possibilita uma boa deslocação da população tanto para entrar na cidade quanto para sair dela. Os acessos à Lisboa por via dos transportes colectivos são muito importantes uma vez que grande parcela da população que vive na cidade de Almada trabalha em Lisboa e precisa ir e vir todos os dias; o mesmo acontece para as pessoas que moram nas periferias da cidade de Almada e deslocam-se para dentro da cidade para trabalhar ou até mesmo estudar.
Do ponto de vista cultural, Almada tem uma série de espaços públicos tanto voltados para a cultura, quanto para o lazer o que oferece a população diversas opções de ocupação do tempo livre, garantindo um bom nível de vida dos seus cidadãos. Claro fica, no entanto, que nem tudo está bem – é preciso dinamizar algumas actividades para que se tornem mais atractivas à população e é para isso que estamos a trabalhar.
Almada possui ainda muitas associações dos mais variados tipos o que permite a população unir-se àquelas que mais lhe interessam. Quanto aos equipamentos colectivos, como escolas, hospitais, centros de saúde e equipamentos de desporto, Almada tem uma ampla rede de oferta de serviços, o que é muito importante numa cidade com a sua dimensão.
Concluímos assim que Almada tem um bom potencial de urbanidade, no entanto, devido a encontrar-se numa fase de expansão é importante ter em conta que estes serviços também devem expandir-se de forma a continuar a atender de forma satisfatória a população.
Não deixem de ver o link (acima) da lista de todo o potencial de urbanidade da cidade de Almada!