Como primeira fase do nosso diagnóstico elaborámos uma lista de monumentos que são imperdíveis na cidade de Almada e que estão inseridos na nossa zona de actuação.
O que pode ser visitiado:
Castelo de Almada:
Fortificação localizada no topo de um promontório com excelentes condições de defesa e alcance visual sobre o estuário do Tejo.
Foi alvo de várias alterações - durante os séculos XII, XVI, XVII, XIX - a mais importante das quais em 1666, pela mão de D. Afonso VI, monarca que ordenou a ampliação da Fortaleza.
Está na posse da Guarda Nacional Republicana desde 1976.
______
Sítio de Olho de Boi:
As construções visíveis no sítio do Olho de Boi datam dos séculos XIX e XX, tendo feito parte do bairro da antiga Companhia Portuguesa de Pesca. Parte deste espaço pertenceu aos Condes de São Lourenço.
______
Fonte da Pipa:
Era a principal fonte de abastecimento de água para os residentes da Vila, para os navios que aí acostavam e para o lavadouro público nela existente. Esta nascente de água doce existenete no local do Olho de Boi funcionou até aos anos 60 do século XX e deve o seu nome à forma como era efectuado o transporte de água para a Vila.
______
Paços do Concelho (actuais instalações da Câmara Municipal de Almada)
Foi construído mo ano de 1795, date expressa no sino que encima a torre, oferta da Rainha D. Maria I, cujo escudo se encontra sobre a porta do seu primeiro piso ou andar nobre.
Edifício de contornos pombalinos. A torre sineira simboliza o poder administrativo da antiga Vila de Almada. A escadaria é de cariz barroco e uma persistência da época Joanina.
______
Seminário de São Paulo
O Seminário de S. Paulo de Almada foi fundado como seminário do Patriarcado de Lisboa no ano de 1935. A vida desta casa começa no ano de 1569, com a fundação do Convento Dominicano de S. Paulo de Almada por Frei Francisco Foreiro, que nele viria a falecer e ser sepultado em 1581, onde ainda hoje se encontra.
Em 1755, o Convento sofre grandes danos, e só a Igreja é restaurada quase de imediato, motivo pelo qual passa a sede da paróquia de Nª Sª da Assunção do Castelo, cuja igreja havia caído com o sismo. Dez anos depois, e porque as condições nunca mais foram as mesmas desde aquele cataclismo, os Frades Pregadores abandonam o Convento de S. Paulo.
Em 1934, o Patriarcado de Lisboa adquire a Quinta e o Convento para instalação do Seminário Menor, sendo este inaugurado no ano seguinte, a 20 de Outubro de 1935, pelo então Patriarca D. Manuel Gonçalves Cerejeira. Por o espaço ser relativamente exíguo para o que se necessitava, logo em 1936 começam obras de ampliação, que foram terminadas e inauguradas em 1938.
______
Estação Arqueológica Quinta do Almaraz
Atesta a existência de um povoado, estrategicamente localizado e rodeado de fosso e muralhas, cujo auge de ocupação remonta aos séculos de VIII e VII a.C..
Funcionava como intreposto comercial, apoiado por um porto natural (Cacilhas), onde se produziria e trocariam objectos trazidos e comercializados por mercadores fenícios.
______
Cristo Rei
Ver post do dia 8 de Novembro
______
Palácio da Cerca
Ver post do dia 6 de Novembro
Mail do Grupo: arxrs12c@gmail.com
.Dossiêr: Cidades do Futuro .Cartaz Cultural. apresentação(3)
. áreas de intervenção(5)
. avaliações(3)
. blog(9)
. cartaz cultural(11)
. ccc(5)
. cidades do futuro(8)
. colóquio(2)
. costa da caparica(15)
. cristo-rei(7)
. diagnósticos da cidade(15)
. entrevistas(12)
. estratégias(4)
. festas na cidade(3)
. ginjal(5)
. morro de cacilhas(9)
. notícias(24)
. planificações(8)
. powerpoints(3)
. propostas(9)
. reflexões(16)
. resultados da poll(6)
. resultados dos inquéritos(2)
. video-propostas(4)
. vídeos(7)
. visitas de estudo(16)