Quinta-feira, 15 de Maio de 2008

Propostas para o Ginjal

- Substituição dos edifícios degradados por novos

É necessário que os actuais edifícios do Ginjal que se encontram numa situação de degradação extrema, em risco até de ruir, sejam completamente renovados. As construções existentes actualmente não têm condições para serem aproveitadas, portanto, novos edifícios terão que surgir em toda a zona ribeirinha após a demolição dos que ainda permanecem erguidos na região.

- Criação de infra-estruturas de segurança

Uma pequena passagem pelo Ginjal é suficiente para constatar que as infra-estruturas de segurança estão numa situação altamente precária e, em muitos casos, são inexistentes. A única protecção dos cidadãos é um corrimão colocado ao longo do Ginjal, que já apresenta falhas em alguns pontos, que está enferrujado e cuja situação é tão precária que representa um risco para todos aqueles que por ali passam.

É, por isso, importante criar no Ginjal uma forma de protecção mais segura, através da renovação do corrimão, substituindo por uma grade de segurança, que garanta a protecção adequada da população.

- Jardins

Ao longo da extensão do Ginjal prevemos a criação de jardins para que seja possível desfrutar do mar e da natureza em conjunto. Parques para as crianças passearem à vontade, com chafarizes, coretos e muitas árvores a fazerem sombra no verão, adultos descansados sentados nos bancos a conversarem enquanto alguns observam os seus filhos é uma realidade que hoje não existe. O nosso grupo propõe, então, que passe a existir. Os jardins e parques são essências para a atracção da população e para ensinar a respeitar os espaços públicos.

- Calçada ribeirinha

O passeio que hoje está presente na região está muito desgastado com alguns buracos e com musgo em algumas partes da sua extensão. Dessa forma, propomos a criação de uma calçada larga que percorra todo o comprimento do Ginjal, para facilitar o acesso de todas as pessoas e permitir passeios agradáveis sem grande acumulação de pessoas.

- Ciclovia

Acompanhando a calçada será construída uma ciclovia que permita aos amantes do desporto deslocarem-se em duas rodas à beira-rio de forma segura. O acesso de carros está completamente restito e as bicicletas são o único meio de transporte permitindo. São também um transporte amigo do ambiente, não polui.

- O “Grande Teleférico do Tejo”

O Ginjal estará ligado também ao Grande Teleférico do Tejo que unirá o Morro de Cacilhas, o Ginjal e o Cristo Rei. Os benefícios de um teleférico são enormes. Não só atraem o turismo como também promovem o desenvolvimento local. Possibilita a interligação de vários pontos da cidade, fazendo circular turistas e cidadãos por Almada, evitando o actual isolamento de muitas das regiões citadas a cima. É, além disso, um passeio muito agradável ao longo do rio e que possui uma magnífica vista sobre Lisboa.

- Restauração

No Ginjal teremos restaurantes, cafés, bares e gelatarias, uma pousada. Todas infra-estruturas voltadas para a restauração de modo a atrair o turismo e a criar uma dinâmica económica actualmente inexistente. É através dessas novas construções que vai passar a haver no Ginjal maior movimentação e maior atractividade. A pousada garantirá acolhimento àqueles que desejem estender a sua estadia. Os restaurantes, cafés, bares e gelatarias, alguns dotados de explanadas junto ao rio, permitirão que as pessoas passeiem calmamente ao longo do Ginjal, sem necessidade de ir embora para as refeições.

- Salão de Jogos

Depois, para que a população jovem passe a escolher o Ginjal como destino, pensámos na criação de um salão de jogos, que funcione também como bar e café. Criará assim um pólo de atracção jovem muito importante para a região que, hoje, encontra-se muito envelhecida.

- Passeio no rio

Num espaço delimitado do rio, sugerimos que seja aproveitado para um passeio de barcos movidos a pedal, uma atracção que também não polui o ambiente e fará sucesso entre todas as idades. É um passeio saudável e agradável que promove a interacção com o rio.

- Centro de Estudos

Uma das nossas apostas passa também pela cultura e é por isso que acreditamos que um centro de estudos, que disponibilize todo o material necessário ao desenvolvimento de trabalhos académicos é ideal para incutir nos jovens a vontade de desenvolver os seus projectos e estudar. Esse centro de estudos é também um espaço, destinado aos jovens, para o desenvolvimento das suas actividades extracurriculares, onde tendo o material que necessitam ao seu dispor podem desenvolver as suas capacidades culturais e artísticas.

- Cinema

A instalação de um cinema no Ginjal é excelente pois permite que as pessoas não tenham que se deslocar aos centros comerciais para ver os filmes em cartaz. A falta dos cinemas de rua era uma das reclamações dos moradores e, por isso, encontramos uma boa forma de satisfazer o desejo dos almadenses.

Post realizado por: Ana e Francisco 

Organização do Trabalho: ,
Publicado por almadaumavisaoparaofuturo às 21:39
Link do post | Adicionar aos favoritos
Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 


.O nosso grupo

.Junho 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
.Google Pages

Visitem!!!

.Entre em contacto

Mail do Grupo: arxrs12c@gmail.com

.Dossiêr: Cidades do Futuro

Madrid

Amesterdão

Masdar City

Estocolmo

Hamburgo

Londres

Bratislava

Los Angeles

.Cartaz Cultural

Cartaz Cultural - Mês de Maio

.Organização do Trabalho

. apresentação(3)

. áreas de intervenção(5)

. avaliações(3)

. blog(9)

. cartaz cultural(11)

. ccc(5)

. cidades do futuro(8)

. colóquio(2)

. costa da caparica(15)

. cristo-rei(7)

. diagnósticos da cidade(15)

. entrevistas(12)

. estratégias(4)

. festas na cidade(3)

. ginjal(5)

. morro de cacilhas(9)

. notícias(24)

. planificações(8)

. powerpoints(3)

. propostas(9)

. reflexões(16)

. resultados da poll(6)

. resultados dos inquéritos(2)

. video-propostas(4)

. vídeos(7)

. visitas de estudo(16)

. todas as tags

.Links

.Arquivos

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007