Terça-feira, 13 de Maio de 2008

Propostas para a Área de Intervenção do Cristo Rei

 As nossas propostas para a zona do santuário do Cristo Rei basearam-se em exemplos internacionais que, articulados com a opinião da população e a nossa criatividade, resultam numa lista de propostas. Para conseguirem idealizar melhor aquilo que propomos sugeriemos que tomem atenção ao slideshow pois lá poderão encontrar toda a área do Cristo Rei em imagens a 3D, assim como a propomos. Bem mas vamos lá a essas propostas!
 
Requalificação do Santuário
 
Para tornar a zona envolvente do Cristo Rei num espaço muito melhor aproveitado do que actualmente sugerimos uma série de intervenções a nível de infra-estruturas religiosas e de lazer. Tais propostas possibilitarão que o santuário do Cristo Rei se transforme num pólo de atracção de turismo religioso e permitirão que a região de Almada ganhe um novo espaço de lazer e cultura de qualidade.
- Igreja
Entre as propostas estão a criação de uma Igreja que inova, não só pela sua arquitectura como também pela tecnologia que permitirá a realização de procissões em holograma. A Igreja vista de cima tem a forma de uma cruz, dessa forma todos aqueles que visitarem o Cristo Rei, para apreciar, do topo, a mais bela vista sobre Lisboa terão também a possibilidade de admirarem a beleza deste novo edifício. Em cada lado da cruz existe uma pequena reentrância para o interior do edifício que terá uma diferente função.
Sem qualquer tipo de iluminação natural, o interior da Igreja terá a particularidade de reproduzir em três dimensões as várias personagens que se encontram no fenómeno religioso católico. Assim, será possível assistir a várias procissões bem como à presença em holograma de várias figuras que acompanharam a história desta religião católica enquanto os visitantes e crentes assistem à missa.
 - Monumento à Paz no Mundo
Numa das reentrâncias da cruz da Igreja existirá um monumento à Paz no Mundo. Tratando-se de um monumento que resulta precisamente da existência de paz numa época em que o mundo vivia a pior guerra de sempre, pensámos que a criação de um monumento para celebrar a paz e todos aqueles que se tem vindo a destacar internacionalmente na prática da mesma.
- Museu de Arte do Santuário do Cristo Rei
Na reentrância da cruz que se encontra a Este, decidimos que deveria ser construído o Museu de Arte do Santuário do Cristo Rei constatámos também que o Santuário dispõe de uma variedade de quadros e de documentos históricos que pela sua singularidade deveriam ser colocados em uma exposição permanente para que todos os visitantes os pudessem ver.
- Miradouro
Aproveitando a localização geográfica que dispõe e tendo em conta a maravilhosa vista para a cidade de Lisboa pensámos que ao longo da fachada Norte do Santuário deveria ser construído um miradouro. Desta forma, todos os visitantes poderão usufruir de uma vista única sobre a capital portuguesa.
- Área Verde
Todo o santuário teve como base na sua projecção, um local para reflexão, não esquecendo por outro lado a importância que o turismo religioso desempenha na actualidade. Decidimos, então, construir dentro da zona do santuário uma grande área verde de forma a integrar as nossas diferentes propostas num espaço em comunhão com a natureza.
- Dinamização do edifício de apoio já existente
O Santuário do Cristo Rei dispõe actualmente de um edifício de apoio ao Santuário onde se localizam os serviços administrativos e um pequeno convento de freiras. A nossa proposta é que os serviços administrativos se devem deslocalizar para outro local em Almada fornecendo por um lado um maior cariz de centralidade aos serviços tendo em conta que estes se tornariam mais acessíveis, por outro lado libertando um edifício que, pelo local onde se encontra, deveria servir de apoio aos peregrinos e visitantes aproveitando a sua vertente de pequeno convento.
 
Acessibilidades
 
- Extensão da Linha do Metro até ao Cristo Rei
Uma vez que a nossa proposta para o Santuário do Cristo Rei trará inevitavelmente um elevado número de pessoas a esta região pensamos que a extensão da linha do Metro Sul do Tejo para o Santuário seria uma boa ideia. Ao longo deste ano tivemos a oportunidade de constatar que este tipo de transporte é rápido, prático e ambientalmente correcto. Pelo facto do Metro ter ligação à estação do Pragal (estação onde passam diariamente os comboios suburbanos de Lisboa, Alfa pendulares que fazem a ligação de norte ao sul do país e os comboios inter-cidades) esta parece-nos uma boa opção uma vez que grande parte dos visitantes que se deslocassem até Almada de comboio poderiam ir directamente até ao Cristo Rei com o melhor conforto e de uma forma rápida.
- Estacionamento para carros e autocarros / Central de autocarros
Tendo em conta que estimamos que seja bastante elevado o número de visitantes, e não tendo o Santuário actualmente capacidade para um tal número, decidimos que a criação de um parque de estacionamento para carros e autocarros seria o ideal. Hoje em dia, muitas pessoas se deslocam de autocarro neste segmento de turismo sendo assim importante de dotar esta zona de uma central de camionagem com todas as condições para que turistas, visitantes e peregrinos possam aqui deslocar-se em qualquer altura do ano.
 
- O “Grande Teleférico do Tejo”
Seguindo o exemplo do teleférico do Parque das Nações, decidimos criar o “Grande Teleférico do Tejo”. Este teleférico estabelecerá a ligação entre o Morro de Cacilhas, o Ginjal e a zona do Cristo Rei. Com a construção de mais esta infra-estrutura pretendemos criar uma forma de os visitantes apreciarem a fantástica vista sobre o Tejo e Lisboa tornando também mais prático o acesso à zona do Ginjal e Cristo Rei pela vertente Sul de Almada.
- Criação de uma ciclovia que ligasse o Santuário ao resto da cidade
Constatámos que bastantes cidades do norte da Europa dispõem de uma rede de ciclo vias bastante abrangente que reflecte as taxas de utilização deste tipo de transporte em tais países. Uma vez que a cidade de Almada, quando concluídas as obras do metro, estará dotada de uma vasta rede de ciclo vias, pensámos que a extensão da rede até à zona do Santuário do Cristo Rei seria uma boa ideia sendo que por um lado estimularia o uso de um tipo de transporte que dispõe de uma elevada mobilidade aproveitando também as suas características benéficas não só para o ambiente como também para a saúde dos cidadãos.
 
Zona Envolvente do Santuário
 
- Centro Alimentar e de Lojas
Tendo em conta a importância que o sector da restauração tem nos locais religiosos, decidimos criar um local próprio onde todos os visitantes pudessem alimentar-se com relativa diversidade na escolha sem ser necessário ter de levar a chamada “merenda”. Neste local pretendemos também que existam lojas que vendam os “Souvenirs do Santuário” contribuindo assim para a criação de emprego e “venda” da marca “Cristo Rei” no mundo.
- Pavilhão da Realidade Virtual sobre o Cristianismo
Na zona envolvente do Cristo Rei a nossa proposta baseia-se na construção de uma conjugação de pavilhão da realidade virtual com as London Dungeons. O que propomos é assim, um museu único no mundo no qual o visitante tenha acompanhe através de pessoas caracterizadas e de equipamentos de realidade virtual a história do cristianismo, desde o nascimento de Jesus até ao final do pontificado do Para João Paulo II. Com a criação deste Museu o nosso grupo teve como objectivo a criação de algo único e inovador, capaz de atrair milhares de visitantes anualmente e, pela singularidade de tal museu, destacar-se internacionalmente promovendo assim não só a cidade de Almada como também o Santuário do Cristo Rei
- Hotel
Com vista a albergar os visitantes decidimos criar um Hotel com capacidade média para que desta forma a zona envolvente do santuário não se torne sobre explorada.
Post realizado por: Francisco e Ana 
Organização do Trabalho: ,
Publicado por almadaumavisaoparaofuturo às 21:30
Link do post | Adicionar aos favoritos
Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 


.O nosso grupo

.Junho 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
.Google Pages

Visitem!!!

.Entre em contacto

Mail do Grupo: arxrs12c@gmail.com

.Dossiêr: Cidades do Futuro

Madrid

Amesterdão

Masdar City

Estocolmo

Hamburgo

Londres

Bratislava

Los Angeles

.Cartaz Cultural

Cartaz Cultural - Mês de Maio

.Organização do Trabalho

. apresentação(3)

. áreas de intervenção(5)

. avaliações(3)

. blog(9)

. cartaz cultural(11)

. ccc(5)

. cidades do futuro(8)

. colóquio(2)

. costa da caparica(15)

. cristo-rei(7)

. diagnósticos da cidade(15)

. entrevistas(12)

. estratégias(4)

. festas na cidade(3)

. ginjal(5)

. morro de cacilhas(9)

. notícias(24)

. planificações(8)

. powerpoints(3)

. propostas(9)

. reflexões(16)

. resultados da poll(6)

. resultados dos inquéritos(2)

. video-propostas(4)

. vídeos(7)

. visitas de estudo(16)

. todas as tags

.Links

.Arquivos

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007