A propósito de um dos últimos desafios lançados pelo CCC, de fazer com que os jovens de hoje tenham um papel mais activo na sociedade em que vivem, como também na vida política, elaboramos um conjunto de sugestões.
Para que os jovens possam (e queiram) ter um papel mais activo na sociedade devem ser incentivados e sensibilizados desde cedo. Parece-nos que faria todo o sentido que disciplinas como Formação Cívica e Área de Projecto fizessem parte das disciplinas obrigatórias desde o quinto até ao décimo segundo ano.
A participação activa em qualquer movimento cívico implica o conhecimento da realidade em que vivemos. É, pois, importante que os jovens olhem para a sua cidade como um prolongamento das suas casas. Cabe às escolas e às autarquias organizarem debates, colóquios e palestras que possam esclarecer e debater novas ideias e novos rumos para o progresso das nossas cidades.
E é começando a intervir activamente na resolução de problemas na nossa escola, na nossa rua, e na nossa cidade que os jovens mais tarde intervirão no desenvolvimento do nosso país.
As autarquias poderiam promover concursos com temáticas interessantes do ponto de vista da cidadania com prémios atractivos, de forma a apelar a participação dos jovens.
Post realizado por: Adriana e Rui
O portal abcdaenergia.com tem uma proposta atractiva para vocês: o concurso de vídeos no YouTube, intitulado: "Filmes com energia: Luzes, Câmara, Telemóveis em Acção!"
Além de procurar demonstrar que os telemóveis também podem ter uma utilização educativa, a iniciativa lança um desafio, pricipalmente aos jovens, a fazerem um "filme" cujo tema seja a Energia.
Portugal e o planeta Terra precisam de ti! Cria um filme com menos de 2 minutos, apoia a causa da Energia e faz parte da "geração verde"!
+ info em http://abcdaenergia.com e http://filmescomenergia.blogspot.com
Saudações energéticas,
Energex e equipa Filmes com energia
ps. boa sorte para o CCC
Comentar post