A relação entre os habitantes/visitantes da Costa da Caparica e o mar foi sempre muito importante para a região.
Além das fantásticas praias, o mar proporciona também o sustento de muitas famílias, através da pesca.
Mas com o passar do tempo desenvolveram-se novas actividades na região, actividades desportivas tais como o surf e o bodyboard, sendo a Costa da Caparica o local de eleição de muitos surfistas e de campeonatos da modalidade.
Actualmente existem várias escolas que ensinam estas modalidades, mas com o programa Polis e a sua consequente regeneração das praias e espaços envolventes, a criação de um Centro de Desportos Marítimos seria algo inovador e atractivo para turistas.
Neste Centro qualquer pessoa se poderia inscrever para ter aulas de surf, bodyboard, kit surf, todo o tipo de desportos marítimos possíveis nas nossas praias.
Além das aulas o Centro teria também uma vertente educativa, uma vez que é muito importante a conservação do mar. Juntamente com as escolas seriam criadas visitas para que os alunos pudessem conhecer mais profundamente o meio aquático e também experimentar os desportos, nunca esquecendo a conservação ambiental. O Centro poderia localizar-se num dos spots, a praia de S. João da Caparica por exemplo.
Desta forma as praias da Costa iriam atrair muitos mais turistas, dado que poderiam experimentar algo novo e emocionante e o Centro seriam uma importante ferramenta para o desenvolvimento da região, uma vez que revitaliza a região e cria mais postos de trabalho.
Post realizado por: Sara e Ricardo