Uma cidade deve oferecer aos seus habitantes todas as condições que estes necessitem para viver, tais segurança, lazer, etc. Mas com o passar do tempo novas necessidades surgem. São poucas as oportunidades que uma cidade tem de se modelar de forma a satisfazer todas essas necessidades. A Costa da Caparica atravessa de momento essa oportunidade através do programa Polis.
Estão em decurso várias transformações em locais extremamente importantes para a região, como a frente urbana de praias por exemplo.
Mas uma vez que a cidade está a ser mudada e melhorada por que não fazer uma avaliação das novas necessidades da população?
Na Costa podemos encontrar vários infantários, escolas primárias e uma escola básica. Mas os estudantes que terminam o ensino básico têm de se deslocar para outras cidades ou regiões para prosseguirem os estudos.
Mas a cidade precisa também de um incentivo à Cultura. Um espaço que alia-se o Conhecimento e o Lazer seria fantástico.
Em primeiro lugar a criação de uma biblioteca, o que possibilitaria não só o incentivo à leitura para toda a população mas também um instrumento muito útil para os estudantes.
Na cidade de Almada, o Fórum Romeu Correia é um espaço onde os estudantes das várias escolas secundárias podem recolher informação e cultivar a sua mente, um local de Conhecimento. É um local destes que queremos para a Costa de Caparica, um local onde estudar, ler e conhecer sejam actividades atraentes e desejáveis.
De seguida um local multi-usos para eventos de cultura tais como peças de teatro, colóquios e exposições.
Não podemos esquecer que a população necessita de ser estimulada para aderir a este tipo de iniciativas, o que poderia ser feito através da criação de pequenos concursos e festivais que permitissem à população mostrar os seus talentos.
Desde concursos de poesia a mostras de teatro, o que realmente interessa é colocar a população da Costa da Caparica a interessar-se e mostrar motivação pela sua Cultura e pela Cultura do seu país. Estes festivais seriam também uma forma de atrair turistas e visitantes, o que beneficiaria em muito a cidade.
Post realizado por: Sara e Ricardo