A cidade alemã de Hamburgo encontra-se em desenvolvimento. E o principal motor para tal é o turismo. O número de turistas cresceu cerca de 50% entre 2001 e 2006, e continua a crescer.
Hamburgo abraçou um mega projecto que envolve o turismo, a habitação, a cultura, a restauração, o emprego e o comércio. É a Hafencity. Uma região portuária desactivada e abandonada há alguns anos.
As obras iniciaram-se em Abril do ano passado e prevê-se que estejam completamente concluídas no ano de 2020. Hafencity encontra-se à margem do rio Elba e integra-se ao resto de Hamburgo por uma série de ligações previstas e já existentes que se localizam do lado oposto àquele que está voltado para o rio. A atracção do turismo nessa região passa pela arquitectura, pela modernidade, pela completa integração ao resto da cidade, pretendendo ser a concorrente de Barcelona.
Em Almada temos um projecto semelhante que também prevês estar concluído em 2020 se não forem colocados entraves nesse meio tempo. É o conhecido Almada Nascente, que acredita-se que será uma fonte de atracção de emprego e turismo para a cidade. Se o Almada Nascente conseguir atrair investimento particular da mesma forma que a Hafencity conseguiu e se obtiver os resultados que a Hafencity também prevê, será um sucesso em todos os níveis, melhorando a cidade de Almada, ajudando o seu desenvolvimento.
Post realizado por: Ana Alexandra e Francisco Fernandes