A capital da Suécia tem uma variedade gigantesca de opções de transporte, todas elas boas alternativas aos carros.

Estocolmo é uma cidade composta por inúmeros bairros que em grande parte estão divididos e separados por água. Podia ser uma dificuldade em termos de acessibilidades. Não é. Muito pelo contrário, quem trabalha ou estuda e vive em bairros diferentes pode escolher apanhar o metro, o autocarro, o barco ou até mesmo ir de bicicleta.
A bicicleta é, portanto, um dos meios de transporte mais utilizados pois as distâncias não são muito grandes e as vias permitem a locomoção por bicicletas. A população tem sempre alternativa e são poucas as pessoas que optam pelo carro, pois sujeitam-se a pagar portagem e muitas vezes a ao congestionamento que pode acontecer nas horas de ponta dos dias mais intempestivos, comuns em Estocolmo.

As consequências de optar pela bicicleta antes do carro são claramente benéficas em termos ambientais. As bicicletas não precisam utilizar combustíveis fósseis para funcionar e, logo, não libertam CO2 para o ambiente. Esse cuidado com a natureza é uma das características dos países nórdicos e deveria ser um exemplo a seguir, pois contribui, também, para melhorar o nível de vida da população.
E Almada? O metro deveria ser visto como mais uma forma de fugir aos congestionamentos e ao stress diário da deslocação para a escola ou trabalho. O facto de as obras agora atrapalharem o trânsito e a vida de muitas pessoas que andam por Almada todos os dias não significa que não é uma opção viável, confortável e mais rápida.
Outra coisa que também se está a desenvolver em Almada é a criação de ciclo-vias para a deslocação das pessoas. A utilização do metro, do comboio, do barco e até mesmo dos autocarros, aliada a possibilidade de escolhermos a bicicleta como meio de transporte devia ser vista com agrado pela população. É uma forma de melhorar a qualidade de vida dos moradores de Almada, de evitar as filas infindáveis que tanto nos cansam.
Quando o metro estiver concluído deixem os carros em casa. Andem de metro, andem de bicicleta, melhorem a vossa qualidade de vida! Aproveitem o que a cidade agora vos poderá oferecer!
Post e vídeo realizados por: Ana e Francisco