Como anunciado ontem a partir de hoje inicia-se no nosso blog um quadro de apresentação dos lugares e espaços mais importantes e emblemáticos da cidade de Almada. Começaremos pela Casa da Cerca pois é um núcleo cultural importante para a cidade de Almada que fornece não só informações sobre arte contemporânea como abriga também inúmeras exposições e nos permite usufruir de uma vista magnífica sobre o rio Tejo e Lisboa.
_____
O Palácio da Cerca fica situado no extremo norte do núcleo de Almada Antiga, no topo da falésia com uma vista privilegiada para Lisboa.
O Palácio esta inserido num conjunto denominado “Quinta da Cerca” que é constituído por uma casa nobre de habitação de dois pisos e pelo correspondente pátio de acesso com um portal de ferro, por terras de sementeira e jardins. Prevalece na sua traça arquitectónica a predominância barroca.
É considerado o maior e mais característico exemplar de arquitectura civil setecentista da cidade de Almada, dos séculos XVII a XVIII, abrangendo uma cerca de 14 hectares.
Como valor histórico ressalta-se que durante a primeira invasão francesa, mais concretamente no ano de 1808, o Palácio serviu de alojamento a um regimento francês.
Devido ao elevado valor histórico e arquitectónico, assim como patrimonial foi adquirida pela Câmara Municipal de Almada em 1988, que entre Fevereiro de 1991 a Junho de 1993 realizou profundas obras de recuperação mantendo no entanto, a sua traça original.
Hoje é denominada de Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea, uma vez que passou a acolher um vasto projecto cultural. Sob a direcção do pintor Rogério Ribeiro permite continuar a acrescentar novas perspectivas culturais à cidade de Almada.
Dispõe também de Centro de Documentação e Informação que fornece apoio técnico e teórico a exposições assim como a estudantes e investigadores no domínio da arte contemporânea.
No espaço exterior ao Palácio podemos encontrar o Jardim Botânico “O Chão das Artes”, onde é possível descobrir um vasto grupo de árvores, arbustos e flores, que nos permite conhecer entre a Botânica e as Artes. Ligação subjacente nos sugestivos nomes dos espaços, Pomar das Gomas, Jardim das Telas, Jardim dos Pigmentos ou o Jardim dos Óleos.
Mail do Grupo: arxrs12c@gmail.com
.Dossiêr: Cidades do Futuro .Cartaz Cultural. apresentação(3)
. áreas de intervenção(5)
. avaliações(3)
. blog(9)
. cartaz cultural(11)
. ccc(5)
. cidades do futuro(8)
. colóquio(2)
. costa da caparica(15)
. cristo-rei(7)
. diagnósticos da cidade(15)
. entrevistas(12)
. estratégias(4)
. festas na cidade(3)
. ginjal(5)
. morro de cacilhas(9)
. notícias(24)
. planificações(8)
. powerpoints(3)
. propostas(9)
. reflexões(16)
. resultados da poll(6)
. resultados dos inquéritos(2)
. video-propostas(4)
. vídeos(7)
. visitas de estudo(16)