r Almada é um concelho conhecido como “cidade satélite” ou na gíria popular como o “dormitório de Lisboa”, mas rapidamente e com o passar do tempo estas designações deixarão de existir.
A cidade depressa ruma ao futuro acompanhada do progresso e do modernismo.
Os transportes têm sido um ponto fortemente visível para todos os cidadãos, desde a construção do novo metro até ao tradicional cacilheiro; mas tradicionais são também os famosos Estaleiros Navais da Lisnave que já fazem parte da paisagem ribeirinha da cidade.
A Lisnave foi uma zona bastante marcada pela indústria naval, após o seu abandono esta enorme área ficou aquem de grandes potencialidades no investimento público e privado. Contudo esta zona ficou marcada com algumas cicatrizes, entre as quais os químicos, tintas e ferrugens dos materiais deixados ao abandono, a reabilitação desta zona será também bastante elevada em termos monetários o que poderá levar a um desincentivo de investimento do local. Mas apesar de tudo esta zona tem grandes hipótesses de vir a ser bastante lucrativa com a introdução de projectos a longo prazo. As vantagens são que os antigos estaleiros situam-se numa área urbana e de fácil acesso, combate o desemprego, atrai população e futuros investidores, e acima de tudo projecta Almada a uma escala nacional ou até mesmo internacional.
Post realizado por Rui Guerreiro e Adriana Mendes