Segunda-feira, 11 de Fevereiro de 2008

Entrevista com o Presidente da Junta de Freguesia de Cacilhas

     Hoje, às 15:00 horas, tivemos uma entrevista com o Presidente da Junta de Freguesia de Cacilhas, Carlos Augusto Aurélio Alves Leal, que muito simpaticamente nos atendeu e mostrou-se muito solícito e pronto a colaborar com o nosso projecto.
     A reunião começou pouco depois das três horas, nós todos (Ana, Francisco, Ricardo e Sara) sentámo-nos com o presidente numa sala de reuniões nas instalações da Junta de Freguesia de Cacilhas.
     Durante o decorrer da entrevista descobrimos quais são os fundamentos de todos os projectos que estão a acontecer nas várias áreas de intervenção que o grupo escolheu.
     Os principais projectos que Almada hoje tem em curso são o Almada Nascente para a região da Lisnave, Cacilhas e parte do Laranjeiro, Almaraz/Ginjal/Castelo para as respectivas zonas, o projecto para o Cristo-Rei, e o programa CostaPolis para a Costa da Caparica. Há ainda o projecto de deslocação que envolve quase toda a cidade, que é o MST, projecto conector da cidade.
     A respeito do projecto Almada Nascente sabemos agora que foi um projecto encomendado pela Câmara Municipal de Almada para o reaproveitamento de uma região desaproveitada e em degradação da cidade. O projecto foi encomendado após ter sido chumbado, pelo antigo Ministro do Ambiente, o projecto Elipse . Este projecto previa a construção de arranha-céus, vias-de-cintura rodoviárias a contornar pelo rio todo o complexo, uma ligação subterrânea de metro a Lisboa, e o alojamento de aproximadamente 30.000 pessoas. Devido à pressão estabelecida pela Câmara, que acreditava que era um projecto que criaria uma cidade à margem da cidade de Almada, e ao antigo Ministro do Ambiente, o projecto Elipse não avançou. Hoje, o Almada Nascente substitui-o de forma a integrar na malha urbana um estaleiro desactivado e a expandir a cidade de forma a aproveitar todos os espaços potenciais que ela tem. A ideia seria, numa fase posterior, trazer o terminal do MST para a Doca 13, pensada no projecto Almada Nascente. Por agora, o terminal será em cacilhas.
     Depois temos o projecto Almaraz/Ginjal/Castelo que pode ser dividido em três regiões com três núcleos de atracção principais:
     - A Quinta do Almaraz terá o centro arqueológico, onde se encontraram registos da ocupação fenícia. Portanto será uma zona de turismo arqueológico, voltada também para a atracção de jovens, uma vez que serão estabelecidos protocolos com universidades estrangeiras para o estudo dos objectos encontrados.
     - O Ginjal que é uma área de administração do Porto de Lisboa, terá como principal motor de dinamização um centro de artes interpretativas e cultura. O projecto aí tem algumas dificuldades devido à necessidade de se conciliar interesses privados e públicos, uma vez que parte dos terrenos e casas abandonadas foram compradas por um privado. No entanto, todas as negociações têm sido vantajosas e tudo indica que o projecto avançará permitindo a fixação dos jovens através da cultura.
     - O Castelo será uma região de restauração voltada completamente ao turismo.
     O Cristo-Rei será uma zona que pode ser aproveitada no âmbito do turismo religioso com a existência de uma rota de santuários que integre Lurdes, Santiago de Compostela, Fátima e o Cristo-Rei.
     O programa CostaPolis é importantíssimo para desenvolver o turismo de praia na região da Costa e para revitalizar a região.
     O presidente da Junta acredita que Cacilhas é uma região envelhecida e que a pirâmide etária tem que se inverter. Para isso, conta com os projectos em curso na cidade que vêm dinamizar Cacilhas atraindo a população jovem. O metro trará mobilidade, acessibilidade e a possibilidade de criação de zonas exclusivamente pedonais, o que incentivará as pessoas a sair à rua para passear e mudará muito toda a nossa cidade.
     Foi uma entrevista muito proveitosa e agradecemos a disponibilidade do presidente da Junta de Freguesia.

 

     Post realizado por: Ana e Francisco
Organização do Trabalho:
Publicado por almadaumavisaoparaofuturo às 18:14
Link do post | Adicionar aos favoritos
Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 


.O nosso grupo

.Junho 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
.Google Pages

Visitem!!!

.Entre em contacto

Mail do Grupo: arxrs12c@gmail.com

.Dossiêr: Cidades do Futuro

Madrid

Amesterdão

Masdar City

Estocolmo

Hamburgo

Londres

Bratislava

Los Angeles

.Cartaz Cultural

Cartaz Cultural - Mês de Maio

.Organização do Trabalho

. apresentação(3)

. áreas de intervenção(5)

. avaliações(3)

. blog(9)

. cartaz cultural(11)

. ccc(5)

. cidades do futuro(8)

. colóquio(2)

. costa da caparica(15)

. cristo-rei(7)

. diagnósticos da cidade(15)

. entrevistas(12)

. estratégias(4)

. festas na cidade(3)

. ginjal(5)

. morro de cacilhas(9)

. notícias(24)

. planificações(8)

. powerpoints(3)

. propostas(9)

. reflexões(16)

. resultados da poll(6)

. resultados dos inquéritos(2)

. video-propostas(4)

. vídeos(7)

. visitas de estudo(16)

. todas as tags

.Links

.Arquivos

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007