Hoje à tarde deslocámo-nos à Junta de Freguesia do Pragal, onde tínhamos marcado uma reunião com o senhor Presidente Carlos Mourinho.
A nossa reunião teve início às 14:30 e prolongou-se até às 16:20. Nesta reunião debatemos vários assuntos como a segurança, o ordenamento do território, a distribuição de trânsito na cidade, o Metro Sul do Tejo e ainda o turismo religioso.
Relativamente ao Metro Sul do Tejo tínhamos algumas questões a colocar quanto ao impacto que este teve na freguesia do Pragal e na sua população.
Apesar dos transtornos causados pelas obras e o desagrado demonstrado por parte de alguns residentes, devido à passagem do metro perto de suas casas, foram-nos salientadas as vantagens trazidas pelo mesmo.
O MST é um transporte amigo do ambiente não só por ser um transporte eléctrico não poluente mas também devido ao seu reduzido nível de ruído, o que não acontece com os automóveis, a principal fonte de ruído urbano.
Nas ruas onde o metro passa deixa-se de poder circular automóveis, o que significa muito menos ruído para os residentes.
A população passa também a ter um transporte rápido, sem problemas de trânsito, pois circula numa via própria, e que permite o vislumbre da cidade durante o seu trajecto.
Desta forma os habitantes do Pragal têm muito a ganhar com a vinda do metro para junto de si.
Conversámos também sobre o turismo em Almada, conferindo uma maior atenção sobre o turismo religioso e de que forma este poderia ser rentabilizado.
O turismo religioso é possível na nossa cidade não só devido ao Cristo Rei mas também às várias e magníficas igrejas espalhadas um pouco por toda a cidade, assim como o Seminário de São Paulo.
Poder-se-ia apostar num percurso que incluísse todos os monumentos religiosos de Almada. Começando na igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso em Cacilhas, passando pelo Seminário de São Paulo e para finalizar o Cristo Rei.
Numa escala de maior dimensão, seria muito interessante conseguir um itinerário que tivesse início no Cristo Rei, seguir-se para Fátima e terminar em Santiago de Compostela.
Para terminar a nossa reunião tirámos uma fotografia com o senhor Presidente nas instalações da Junta de Freguesia.

Post realizado por: Sara Reis, Rui Guerreiro e Ricardo Martins