Madrid é a capital europeia que cresce hoje a um ritmo desenfreado. Passou a ser difícil definirem-se as fronteiras entre Madrid e as suas periferias. A cidade desenvolve-se e expande-se em forma de macha-de-óleo, ou seja, em todos os sentidos possíveis a uma velocidade muito grande.
A cidade tornou-se capital de Espanha para cumprir os caprichos de uma rainha cansada da monotonia do campo. A rainha Isabella queria agitação e festa, transferiu-se a capital para Madrid, onde havia espaço suficiente para a satisfação de tais desejos.
Como cidade do futuro podemos nos espelhar no exemplo do projecto da M-30, autoestrada que circunda por completo o perímetro da capital e que ocupa um grande espaço que poderia ser aproveitado de formas mais eficientes e dinâmicas. O projecto da M-30 passa, então, pela requalificação de toda essa autoestrada através de passá-la para o subsolo de forma a reaproveitar o espaço que ela ocupa à superfície.
Madrid é uma capital que expande as suas fronteiras cada vez mais e que usa da criatividade para abraçar projectos ambiciosos mas sustentáveis que têm como principal objectivo melhorar o bem-estar da população.
Vejamos em Madrid um exemplo a seguir.
Post e video realizados por: Francisco e Ana
Mail do Grupo: arxrs12c@gmail.com
.Dossiêr: Cidades do Futuro .Cartaz Cultural. apresentação(3)
. áreas de intervenção(5)
. avaliações(3)
. blog(9)
. cartaz cultural(11)
. ccc(5)
. cidades do futuro(8)
. colóquio(2)
. costa da caparica(15)
. cristo-rei(7)
. diagnósticos da cidade(15)
. entrevistas(12)
. estratégias(4)
. festas na cidade(3)
. ginjal(5)
. morro de cacilhas(9)
. notícias(24)
. planificações(8)
. powerpoints(3)
. propostas(9)
. reflexões(16)
. resultados da poll(6)
. resultados dos inquéritos(2)
. video-propostas(4)
. vídeos(7)
. visitas de estudo(16)